quarta-feira, 15 de julho de 2015

Movimento Roraimeira: expressão artística na amazônia brasileira



O que se conhece por Movimento Roraimeira tem suas origens na década de 1980. Segundo seus idealizadores, este movimento tem forte influência do Movimento Modernista e do Movimento Tropicalista ocorrido no Brasil a partir de 1922, respectivamente. Se assim for, eu arrisco um comentário: seria, então, o Movimento Roraimeira, um "modernismo tardio na/da Amazônia". 
No documentário acima, podemos observar uma das finalidades a qual esse grupo de artistas se propõe: promover a beleza estética das riquezas naturais do estado de Roraima, da vida na região amazônica e sua dinâmica social contemporânea. 
É fato que muitos estudiosos tem demonstrado interesse em estudar esse movimento cultural; alguns destes tem enfocando os aspectos sócio-culturais para debater a respeito da identidade regional.
Devo ressaltar que hoje, quando se fala em Movimento Roraimeira, é necessário ser apontado não apenas para um grupo de artistas que assumem a beleza estética amazônica como pertencimento. Penso que ele ganhou uma dimensão artística, cultural, política e social que está para além de Eliakin, Zeca e Neuber, apenas. Acredito que sua fase de resistência e afirmação cultural ganha outra dimensão. Hoje sua contribuição é fundamental para se pensar o que é produzido enquanto arte e, mais especificamente sobre a vida cotidiana na/da Amazônia.
Para não me alongar tanto, prefiro que você ouça, do Trio Roraimeira, as observações que eles mesmo formaram sobre suas vivências e experimentos sobre a dinâmica sócio-cultural amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário